5 MÓDULOS
Módulos divididos em 10 aulas expositivas que somam um total de 15 horas-aula.
PRESENCIAL
OU ON-LINE
Curso presencial ou on-line com transmissão ao vivo
MEC/UFRN
Curso com certificado
reconhecido pelo MEC.
Sobre o curso
Vem aí, o I Curso de Atualização em Medicina Psicodélica: impacto sobre a saúde mental. Um evento promovido pelo Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Nosso curso acontece nos dias 17, 18 e 19 de novembro, de forma presencial no Instituto do Cérebro da UFRN, sendo simultaneamente transmitido via streaming para participantes que optarem pela realização do curso de forma remota.
Realização
Apoio
Realização
Curso promovido pelo Instituto do Cérebro (ICe-UFRN), Unidade Acadêmica Especializada ligada a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que reafirma e consolida a atuação da UFRN como centro com destaque mundial no âmbito das pesquisas com psicodélicos na saúde mental e importante pólo de formação acadêmica. Dessa forma, nosso objetivo é promover a divulgação dos avanços recentes nos campos da medicina e ciência psicodélica, abordar os potenciais terapêuticos, riscos, desafios e perspectivas futuras dos psicodélicos.
Assim como oferecer aos profissionais e estudantes a oportunidade de atualização e formação para atuar nas diversas áreas da saúde, visto que os temas sobre os psicodélicos e as suas aplicabilidades médicas é um campo relativamente novo e ainda existem poucos centros de ensino e pesquisa brasileiros dedicados à medicina e a ciência psicodélica.
Conheça os módulos
Serão 5 módulos, em 10 aulas expositivas que serão ministradas de forma presencial no auditório do Instituto do Cérebro da UFRN, sendo simultaneamente transmitido via streaming para participantes que optarem pela realização do curso de forma remota.
Nosso curso contará com a participação de um corpo docente com vasta experiência na área, que irão abordar temas ligados à psiquiatria, psicologia, neurociências, química, fisiologia, antropologia, além dos principais avanços acerca dos psicodélicos, potenciais terapêuticos na saúde mental, riscos, desafios e perspectivas futuras. Conheça os módulos abaixo:
Módulo
Introdutório
Módulo
Psiquiatria e Neurociências I
Módulo
Psiquiatria e Neurociências II
Módulo
Psicologia
Módulo
Sociedade
Confira a programação
Credenciamento e entrega de material: 16h • Recepção com coffe-break e música ao vivo com Raphael Egel: 17h até 18h15 • Abertura: 18h20
Módulo Introdutório
Dráulio B. de Araújo
Um panorama da ciência psicodélica
Essa aula introdutória do curso trará um panorama sobre substâncias psicoativas, com foco nos psicodélicos, desde sua história de uso por seres humanos até o cenário atual das pesquisas sobre psicodélicos.
Sérgio Ruschi
20h15 às 21h45
A química dos psicodélicos
Diversas substâncias com efeitos psicodélicos tem ganhado notoriedade pelas suas capacidades terapêuticas e se faz necessário conhecer mais sobre suas propriedades químicas, formas de obtenção e de uso. Traremos um panorama geral das classes de moléculas psicoativas, desde os psicodélicos clássicos até os recentes psicoplastógenos.
18h30 à 20h
Módulo Introdutório
17.11
17.11
18.11
Nicole Galvão-Coelho
08h30 às 10h
Cetamina
A cetamina, tradicionalmente um anestésico, vem demonstrando uma promissora eficácia no tratamento da depressão resistente. Iremos explorar além da resposta clínica potencializada por essa substância, também a sua influência em biomarcadores moleculares da depressão, ilustrando com exemplos do estudo clínico conduzido na UFRN.
18.11
Módulo Psiquiatria e Neurociências I
10h30 às 12h
Ayahuasca
Este curso explora a ayahuasca, bebida psicoativa de origem amazônica. Abordaremos as origens, efeitos, uso terapêutico e neurobiologia, focando principalmente nas mudanças provocadas no cérebro e aplicações na saúde mental.
18.11
Módulo Psiquiatria e Neurociências I
Fernanda Palhano-Fontes
Ítalo Coelho
A regulamentação de substâncias psicodélicas no Brasil é uma miscelânia
18.11
12h30 às 13h30
O advogado Ítalo Coelho, especialista em lei de drogas e psiconauta, vai debater aspectos regulatórios do DMT, cogumelos, LSD, Cetamina etc. e as formas jurídicas, científicas e sociais de avançar neste debate urgente e necessário.
14h às 15h30
DMT e 5-MeO-DMT
Nesta aula, discutiremos os psicodélicos DMT e 5-MeO-DMT, substâncias de ação rápida e experiências intensas. Abordaremos sua origem, efeitos cerebrais e aplicações terapêuticas. Destacaremos também o primeiro ensaio clínico com DMT inalada, seus resultados e implicações na medicina.
Marcelo Falchi
Módulo Psiquiatria e Neurociências II
18.11
Módulo Psiquiatria e Neurociências II
Isabel Wießner
16h às 17h30
LSD
18.11
O LSD tem uma história turbulenta desde a sua descoberta em 1938, sendo usado como modelo de psicoses, adjuvante de tratamento, inspiração para artistas, e reforço cognitivo em microdosagens. Exploraremos os usos do LSD na história até hoje, incluindo seus efeitos no cérebro, na mente e uso terapêutico.
19.11
Módulo Psicologia
Lucas Maia
08h30 às 10h
Psilocibina e MDMA
Nesta aula, exploraremos evidências de estudos clínicos com psilocibina e MDMA, destacando seus benefícios terapêuticos, aplicações clínicas e o atual status regulatório.
19.11
10h30 às 12h
Explorando fronteiras da mente: psicoterapia assistida por psicodélicos
Handersson Barros
Módulo Psicologia
A Psicoterapia Assistida por Psicodélicos é um programa terapêutico que utiliza uma substância psicodélica sob supervisão clínica de médico psiquiatra e psicólogo. Neste curso, serão expostas as fases desse processo a partir dos protocolos clínicos utilizados nos estudos mais recentes.
12h20 às 13h15
Três Portas da Percepção
19.11
Raphael Egel
Raphael Egel é artista multimídia e músico alemão, desenvolveu um estilo artístico único desde a infância, crescendo na Floresta Negra. Para os estudos com DMT do Instituto de Cérebro, compôs as músicas e as artes. Nesse evento @liveenlightenment apresenta sua instalação inédita "Três Portas da Percepção". A performance transcende as fronteiras entre intérprete e público, convidando os espectadores a testemunhar a efêmera criação de pintura com luz ao vivo.
13h30 às 15h
A aposta terapêutica dos psicodélicos: um olhar da psicologia
19.11
Módulo Sociedade
Sophie Laborde
Neste encontro que integra pesquisa e prática clínica, colocamos as experiências psicodélicas em foco para a compreensão de seus desdobramentos terapêuticos sob a perspectiva da psicologia, com base na vivência de participantes em ensaios clínicos com DMT.
19.11
15h30 às 17h
Perspectivas futuras da ciência e medicina psicodélica
Módulo Sociedade
Sidarta Ribeiro
Nesta palestra, são discutidas as direções futuras da pesquisa científica e da medicina relacionadas a substâncias psicodélicas, destacando suas potenciais aplicações e impactos.
Conheça nossos docentes
Conte com a experiência de um corpo docente com grande reconhecimento nesse campo. Esse grupo conduziu estudos clínicos pioneiros e inovadores com ayahuasca, DMT isolado, LSD e cetamina e irão compartilhar suas visões, insights e pesquisas de ponta, proporcionando a você uma perspectiva valiosa e atualizada sobre a ação dessas substâncias na saúde mental e cognição.
Dra. Nicole Galvão-Coelho
Professora do Departamento de Fisiologia e Comportamento da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e do Programa de Pós-Graduação em Psicobiologia (UFRN). Orientadora do Programa de Saúde Mental (Faculdade de Medicina, USP-Ribeirão Preto). Professora adjunta no NICM Institute Western Sydney University (WSU-Sydney-Austrália). Bacharel em Ciências Biológicas (UFRN), Doutora em Psicobiologia (UFRN) e Pós-doutorado no NICM Institute (WSU) em tratamentos alternativos e complementares para transtornos de humor. Em sua linha de pesquisa vem desenvolvendo estudos clínicos e pré-clínicos que investigam biomarcadores moleculares e tratamentos alternativos para depressão unipolar e bipolar, com destaque para substâncias psicodélicas como ayahuasca, DMT e cetamina. Conduziu o primeiro estudo clínico, com pacientes com depressão, que avaliou a neuroplasticidade em resposta a um psicodélico clássico.
Dr. Dráulio Araújo
Dráulio Barros de Araújo, professor titular do Instituto do Cérebro da UFRN, bacharel em física (1995), doutorado em física aplicada à medicina e biologia (2002), pós-doutorado em radiologia (2002). Foi professor do Departamento de Física da Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto, se tornando professor associado em 2008. Desde 2009, está no Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Foi bolsista Fulbright no Departamento de Ciências Psicológicas e do Cérebro (2017-19) da Universidade da Califórnia, Santa Bárbara, EUA. Pesquisa psicodélicos desde 2006, quando seu grupo utilizou neuroimagem funcional para avaliar as bases neurais dos efeitos da ayahuasca. Coordenou o primeiro estudo duplo-cego controlado por placebo avaliando os efeitos de um psicodélico clássico (ayahuasca) em pacientes com depressão. Além disso, ele está liderando ensaios clínicos para testar a segurança, tolerabilidade e efeitos da ayahuasca e do DMT isolado em populações saudáveis e clínicas. Tem colaborado também em projetos de pesquisa com LSD e cetamina.
Dra. Fernanda Palhano-Fontes
Fernanda Palhano é engenheira eletricista com duplo diploma: um da UFRN e outro da École National Supérieure d'Electrotechnique, d'Electronique, d'Informatique, ENSEEIHT, Toulouse/França. Possui mestrado e doutorado em Neurociências pelo Instituto do Cérebro (UFRN). No mestrado, utilizou imagem por ressonância magnética funcional para avaliar os efeitos agudos da ayahuasca em voluntários saudáveis. No doutorado, avaliou o efeito antidepressivo da ayahuasca em pacientes com depressão resistente ao tratamento. Desde 2017 é engenheira de pesquisa no Instituto do Cérebro, onde desenvolve pesquisas envolvendo neuroimagem, psicodélicos e transtornos mentais.
Dr. Lucas Maia
Pesquisador pós-doutorado no Instituto do Cérebro da UFRN, e colaborador na Cooperação Interdisciplinar para Pesquisa e Extensão da Ayahuasca (ICARO) da UNICAMP e no Centro Interdisciplinar de Estudos em Cuidados Paliativos (CIECP) da UNIFAL-MG. Possui graduação em Ciências Biológicas pela UFG, com mestrado em Psicobiologia pela UNIFESP e doutorado em Saúde Mental pela UNICAMP. Foi pesquisador associado ao Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (CEBRID) e ao Center for Applied Research in Mental Health and Addiction (Simon Fraser University, Canadá). Desde 2010, sua pesquisa se concentra no potencial terapêutico de psicodélicos e canabinoides, assim como em estudos epidemiológicos sobre o uso de substâncias psicoativas no Brasil. Tem experiência em psicofarmacologia, transtornos mentais, epidemiologia, cuidados paliativos e pesquisa qualitativa. Desenvolve também iniciativas de divulgação científica, como o portal CienciaPsicodelica.com.br.
Ítalo Coelho
Ítalo Coelho, advogado com expertise em lei de drogas, sócio de Coelho e Cardial advocacia Antiproibicionista, Conselheiro estadual de políticas sobre drogas do Ceará e membro da Rede Reforma
Dr. Sidarta Ribeiro
Professor titular do Instituto do Cérebro da UFRN. Bacharel em Biologia pela UnB, mestrado em Biofísica pela UFRJ, doutorado em Comportamento Animal pela Universidade Rockefeller e pós-doutorado em Neurofisiologia pela Universidade Duke. Pesquisa memória, sono e sonhos; plasticidade neuronal; comunicação vocal; psiquiatria computacional; educação; maconha terapêutica; psicodélicos e política de drogas. Conselheiro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e membro da Academia de Ciências da América Latina. Autor de mais de 120 artigos científicos e de 6 livros.
Dr. Marcelo Falchi
O Dr. Falchi é médico psiquiatra (UNICAMP) e professor de psiquiatria na UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte). Em seu papel acadêmico, ele se concentra na ciência e medicina psicodélica, contribuindo significativamente para o campo das neurociências no Instituto do Cérebro em Natal. Com reconhecimento em conferências nacionais, foi premiado duas vezes em 1º lugar no Congresso Brasileiro de Psiquiatria (2017 e 2018). Destacou-se por realizar no Brasil sessões de estudo científico com LSD e conduzir o primeiro ensaio clínico no mundo com a N,N-DMT inalada. Sua pesquisa está na vanguarda da psicofarmacologia, com estudos envolvendo cetamina, LSD, ayahuasca e DMT, atraindo a atenção dos principais meios de comunicação do país. Anteriormente, Dr. Falchi serviu como preceptor de psiquiatria em instituições renomadas como o Complexo Hospitalar Mario Gatti, PUC-Campinas (Pontifícia Universidade Católica) e Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira, além de ter sido chefe da Unidade de Pesquisa em Psiquiatria de uma empresa farmacêutica canadense.
Dra. Isabel Wießner
Doutora em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), SP, onde liderou o primeiro estudo duplo-cego controlado por placebo com LSD em humanos no Brasil. Ela avaliou os efeitos do LSD sobre o pensamento, a linguagem, criatividade, cognição e experiências similares à psicose e à terapia. Para seu mestrado em Psicologia Cognitiva e Neurociência Cognitiva na Universidade de Jena, Alemanha, examinou os efeitos da hipnose na percepção da dor e na atividade cerebral (EEG). Durante seu bacharel em Psicologia pela Universidade de Konstanz investigou os efeitos do relaxamento profundo e do sono na memória e na atividade cerebral (MEG). Atualmente, trabalha como pós-doutoranda na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde investiga os efeitos da DMT e ayahuasca na percepção, imaginação e atividade cerebral (EEG).
Dr. Sérgio Ruschi
Sérgio Ruschi é bacharel em química (2012) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Possui mestrado (2014) e doutorado (2018) em Físico-Química e Química Teórica também pela UFRN. Ele realizou sua tese e dissertação estudando os efeitos alostéricos em proteínas e a interação fármaco-receptor por meio de dinâmica molecular clássica. Atualmente trabalha no Instituto do Cérebro (UFRN) onde realiza atividades de de pesquisa focadas em neurofarmacologia, química analítica e química farmacêutica, tendo trabalhado com diversas substâncias psicoativas.
Sophie Laborde
Handersson Barros de Freitas
Sophie é psicóloga (2020) e mestranda em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Sua pesquisa investiga os efeitos subjetivos da DMT e o seu potencial terapêutico. É pioneira em sua área a oferecer suporte psicológico e conduzir sessões com DMT em contexto de pesquisa no Brasil. Atua como psicoterapeuta em consultório particular orientada pela abordagem da psicologia transpessoal. Tem especial interesse em temas como: pessoas que usam psicodélicos, psicodélicos e ética, escuta em estados ampliados de consciência e perspectivas decoloniais na prática psi.
Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestrando em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde (UFRN). Possui formação em Redução de Danos pelo Coletivo CelebraTe e Conciliação de conflitos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Foi bolsista de Iniciação Científica pelo programa Jovens Talentos da Ciência (CAPES), onde desenvolveu pesquisas com foco em Psicologia Evolucionista. Possui experiência em Psicologia Experimental e análise qualitativa, decorrentes de projetos de pesquisa. Possui interesse em pesquisas acerca do potencial terapêutico de substâncias psicodélicas. Atua como Psicólogo Clínico (CRP-17/5210), em consultório particular, enquanto psicoterapeuta se orienta a partir da psicologia transpessoal. É Redutor de Danos prestando suporte físico e psicológico à experiência com psicodélicos bem como desenvolve pesquisas científicas com LSD em colaboração com o Instituto do Cérebro (ICe), e estudos clínicos com N,N-DMT e Cetamina em parceria com o Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL).
Garanta sua vaga!
Inscrição Social
Serão oferecidas 20 vagas sociais para alunos prioritários.
Para concorrer, envie um e-mail para cursomedicinapsicodelica@neuro.ufrn.br anexando os seguintes documentos:
-
Histórico escolar atualizado.
-
Comprovante de vínculo como aluno prioritário (alunos de baixa renda comprovada).
-
Currículo Lattes atualizado (apenas para pós-graduandos).
Serão considerados como critérios de classificação:
-
Graduação: Índice de Rendimento Acadêmico mais alto
-
Pós-graduação: número de artigos publicados em revistas nacionais (2 pontos) ou internacionais (4 pontos); participação em congressos: apresentação oral (2 pontos) ou pôster (1 ponto).
Em caso de empate (Graduação ou Pós-graduação), será considerado o estudante com maior idade.
Atenção! Período de Inscrições: 16/10 a 03/11.
O resultado será divulgado via e-mail até 10/11.
Boa sorte!
Local
Evento presencial no auditório do Instituto do Cérebro da UFRN. Sendo simultaneamente transmitido via streaming para participantes que optarem pela realização do curso de forma remota.
Endereço: R. do Horto - Lagoa Nova, Natal - RN, 59076-550.